quarta-feira, 25 de maio de 2016

Italiano responsável pelo processo do Pe. Ibiapina chega a Guarabira. Conheça sua trajetória

Paroquia de Santa Inês e São Sebastiao / / 0








Dr. Paolo Vilotta
Paolo Vilotta passará 10 dias na Diocese de Guarabira












Já está em Guarabira o italiano Paolo Vilotta, postulador da causa de beatificação do Padre Mestre Ibiapina.
Vilotta é formado em estudos humanísticos, é graduado em filosofia e em letras em Roma e praticamente sempre colaborou com o padre Paolo Lombardo, também Postulador. Atualmente tem cerca de 25 causas aqui no Brasil. Apesar de não ser um advogado civil, exerce esta função na Causa dos Santos diante dos dicastérios da Cúria Romana. É leigo e trabalha para a Santa Sé.
O postulador Paolo Vilotta foi entrevistado pelo site Zenit.org e destacou o seu trabalho. Confira:
Dr. Paolo Vilotta, o senhor poderia se apresentar um pouquinho?
Dr. Paolo Vilotta: Começo do início… cursei os estudos humanísticos, sou graduado em filosofia  e em letras em Roma e praticamente sempre colaborei com o padre Paolo Lombardo que era o Postulador a pouco tempo atrás. Comecei tudo sendo colaborador dele. E agora já faz quase dois anos que eu sou postulador. Atualmente tenho 25 causas aqui no Brasil.
E o que é um Postulador da Causa dos Santos?
Dr. Paolo Vilotta: O postulador é aquele que representa o Atores de uma causa. Os Atores são aqueles que a promovem. Portanto pode ser uma diocese, pode ser uma associação de fiéis que começam a levar adiante todo o trabalho processual de um candidato.
A fase diocesana, a fase da documentação, é necessário que seja bem feita por causa do trabalho que será feito depois em Roma. Isso é muito importante: se se faz um bom trabalho na parte diocesana, de investigação, se a comissão histórica trabalha bem, etc, quando chegar a Roma, que é a fase mais delicada, será mais fácil.
Neste sentido o Postulador na fase diocesana representa o Autor diante do bispo, e na fase Romana o representa diante da Santa Sé, especificamente diante da Congregação da Causa dos Santos ou de diversos dicastérios, depende de onde há necessidade.
O senhor é um advogado civil?
Dr. Paolo Vilotta: Não sou um advogado civil. Tenho a função de advogado na Causa dos Santos diante dos dicastérios da Cúria Romana.
Então, o Senhor não é um eclesiástico?
Dr. Paolo Vilotta: Não. Sou um leigo e trabalho para a Santa Sé.
E o que significa ser advogado? É o que popularmente, no passado, se chamava de “advogado do diabo”?
Dr. Paolo Vilotta: Na verdade, essa figura é o Promotor da Fé. Era aquele que ia encontrar os erros da causa. E o postulador é justo aquele que deve justificar a causa, deve confrontar-se com o Promotor da Fé. Portanto, eu sou aquele que está do “lado dos bons”.
E não há necessidade de um milagre em algumas das etapas do Processo?
Dr. Paolo Vilotta: Depois do Processo diocesano, desse Inquérito diocesano, sairão à luz as virtudes vividas de maneira heroica e isto levará à veneração. Depois que se declara a vivência das virtudes heroicas, então é quando podemos chamá-lo de “Venerável”.
Mas, para a beatificação é necessário um milagre. E nesse caso se faz um outro Processo que se chamaSuper Miro (sobre um Presumível Milagre), mais ou menos semelhante ao Processo feito sobre as Virtudes. Mas, aqui tem detalhes um pouco diferentes, por exemplo, precisa-se de um especialista médico ou só um técnico, depende da natureza do milagre, e depois de um tribunal da diocese e etc, quem recolhe a documentação… é um processo menor, centrado só no milagre. Depois disso pode-se decretar a beatificação. Naturalmente depois de um processo muito comprido de estudo também na sede Romana no Vaticano.
E quantos são os santos que estão em processo de canonização no Brasil?
Dr. Paolo Vilotta: São uns 55 ou 60 no máximo, em diversas etapas: quem está iniciando o Processo, quem já é Beato, ou quem Venerável.
Ou seja, têm vários. Devemos contribuir, também no pouco, citá-los nas homilias, por exemplo, um sacerdote que cita como exemplo um santo local será a coisa mais bonita e importante para o povo brasileiro.
Aqui no Brasil, qual é a pessoa concreta que chefia esse Processo?
Graças a Deus os meios de comunicação são muito rápidos, skype, telefone, email… E isso nos levará à criação de um novo site, um jornal, uma revista onde se possa publicar notas biográficas e manter as paróquias, as dioceses, atualizadas na situação dos Processos.
Aproveito e faço a divulgação da nossa página www.postulazionecausesanti.it onde se encontrarão os candidatos dos quais eu sou o Postulador.
Pascom – Diocese de Guarabira com Site Zenit

0 comentários:


Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste

© 2014 Notícias. Traduzido Por :Mais Template Por Bloggertheme9
Powered by Blogger.
back to top